domingo, 23 de janeiro de 2011

Um novo olhar sobre a eduacação

Um dos objetivos do professor é promover a aprendizagem no aluno de forma significativa. Porém, para tanto não basta ao professor dar uma boa aula, trabalhar bem os conteúdos. É preciso ter bem claro as concepções teóricas sim, para que fundamentem a sua prática.
No entanto, o processo ensino-aprendizagem resulta, com o passar dos tempos, um "jeito" de organizar e conduzir o ensino que geralmente não chega a ser tomado com reflexão nem pelo professor individualmente e, menos ainda, pelo conjunto de professores que lecionam um determinado curso.
É notório que, paralelamente ao avanço tecnológico o conhecimento humano vem crescendo exponencialmente. Exige-se do professor uma postura diferente, visando possibilitar que o aluno "apenda a aprender" e consiga ter acesso a toda informação disponível em fontes de pesquisa as mais variadas, inclusive pela internet.

4 comentários:

  1. Anicélia,
    O sucesso na educação é decorrente, de uma construção que acontece todos os dias no processo de ensino-aprendizagem e que exige paciência, determinação, objetivos entre outros fatores e o Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.
    Seu texto está muito significativo. Concordo plenamente quando você diz que: hoje a nova postura do professor exige que ele possibilite o aluno a "aprender a aprender", inclusive através do acesso a todo tipo de informação.

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA ANICÉLIA,
    O PROCESSO EDUCATIVO É CONTRUÍDO DIA A PÓS DIA
    NA INTERAÇÃO E TODA FERRAMENTA É VÁLIDA DESDE DE QUE SEJA USADA DE FORMA CONSCIENTE, INCLUISIVE AS NOVAS MÍDIAS. PRECISAMOS ESTAR ATENTOS AO AMBIENTE VIRTUAL PARA QUE FAÇAMOS O MELHOR USO DESTES RECURSOS EM NOSSAS PRÁTICAS .
    BJÃO, ADOREI ESTE ESPAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!
    Sejam bem vindos e aproveitem o espaço.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. É verdade Sandrinha. Concordo com você quando diz que "toda ferramenta é válida desde que seja usada de forma consciente". Devemos fazer uso das novas tecnologias sim, mas de forma significativa. Assim nossa prática só tende a melhorar. Pois como disse Nelson Pretto, "O problema não é colocar a Internet na escola, mas a escola na Internet." E acredito que o primeiro passo para que isso aconteça é investir na formação dos professores para que saibam lidar com as TIC ( Tecnologia de Informação e Comunicação) na sala de aula de forma realmente proveitosa, visando a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir